Dicionário Biográfico da Administração Pública Municipal


Dando continuidade ao projeto "Administração Pública Municipal. A estrutura e os titulares – Da Comissão de Intendência à Prefeitura do Rio (1889-2012)", o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro iniciou a jornada que culmina no Dicionário Biográfico da Administração Pública Municipal (DBAPM). 

A partir do mapeamento, constatou-se que a formulação de um dicionário biográfico e, posteriormente, temático, merecia o nosso investimento, conforme experiências revisitadas por centros de pesquisa no Brasil desde os anos 1980.

Estruturado em módulos que se plasmam nas quatro fases administrativas da cidade (Conselho Municipal de Intendência, Prefeitura do Distrito Federal, Governo do Estado da Guanabara e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro), o DBAPM traz a público, de maneira gradual, a trajetória de todos os responsáveis pelo executivo municipal desde 1889.

Ainda que o acervo da Câmara Municipal, instituído a partir de 1567, preceda os períodos em questão, optou-se num primeiro momento por trabalhar o conjunto de gestores municipais nomeados com a Proclamação da República em 1889.

Acesse o Dicionário Biográfico da Administração Pública Municipal.