Série Depoimentos Cariocas

 

 

 

            O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro inaugurou na terça-feira, 18 de maio de 2021, o projeto Depoimentos Cariocas: uma série de entrevistas criada com o objetivo de registrar e difundir memórias e reflexões de personalidades que já tiveram o Rio como objeto de trabalho. A cada mês, a cidade será tema de uma entrevista com um veterano carioca (de fato ou honorário), seja ele um profissional do jornalismo, da literatura, da educação, do urbanismo, do cinema ou da música, entre outras áreas de atuação. As entrevistas, que serão gravadas em vídeo (e à distância durante a pandemia), serão disponibilizadas no perfil do Arquivo Geral da Cidade no YouTube (https://www.youtube.com/user/arquivodacidade) e também no formato podcast.

 

 

Confira na integra os depoimentos acessando os links abaixo:

 

 

 

Zuenir Ventura

 

 

O jornalista e escritor Zuenir Ventura foi o primeiro entrevistado da série "Depoimentos Cariocas", criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro para registrar memórias e reflexões sobre o Rio por quem já teve a cidade como objeto de trabalho. A entrevista, concedida a Pedro Paulo Malta, tem ainda as participações do jornalista Artur Xexéo e da presidente do Arquivo Geral da Cidade, Rosa Maria Araujo, além da abertura feita pelo Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero.

      ___________________________________________________ 

 _________________________________________________

 ___________________________________________________ 

___________________________________________________ 

Roberto DaMatta

 

 

O antropólogo e professor Roberto DaMatta foi o segundo entrevistado da série "Depoimentos Cariocas", criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro para registrar memórias e reflexões sobre o Rio por quem já teve a cidade como objeto de trabalho. A entrevista, conduzida por Pedro Paulo Junior, tem ainda as participações da jornalista Flávia Oliveira e do antropólogo Marcos Milner, além da abertura feita pela presidente do Arquivo Geral da Cidade, Rosa Maria Araujo.

___________________________________________________ 

      ___________________________________________________ 

 _________________________________________________

 

 ___________________________________________________

Nei Lopes

 

 

O compositor e escritor Nei Lopes foi o terceiro entrevistado da série "Depoimentos Cariocas", criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro para registrar memórias e reflexões sobre o Rio por quem já teve a cidade como objeto de trabalho. Gravada no dia 29 de junho de 2021, a entrevista foi conduzida por Pedro Paulo Malta e teve as participações do músico Luís Filipe de Lima e da cantora Teresa Cristina, além da abertura feita pela presidente do Arquivo Geral da Cidade, Rosa Maria Araujo.

___________________________________________________ 

      ___________________________________________________ 

 _________________________________________________

 

 ___________________________________________________ 

Saturnino Braga

 

   

O ex-prefeito do Rio Saturnino Braga foi o quarto entrevistado da série "Depoimentos Cariocas", criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro para registrar memórias e reflexões por quem já teve a cidade como objeto de trabalho. Gravada no dia 27 de julho de 2021, a entrevista foi conduzida pela presidente do Arquivo Geral, Rosa Maria Araujo, e teve as participações do jornalista Ancelmo Gois e do ex-deputado federal Vivaldo Barbosa, além da abertura feita pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

___________________________________________________ 

      ___________________________________________________ 

 _________________________________________________

 

 ___________________________________________________ 

Terezinha Saraiva

_________________________________________ 

 

Ex-Secretária de Educação e Cultura do Município do Rio de Janeiro e do Estado da Guanabara, a educadora Terezinha Saraiva foi a quinta entrevistada da série "Depoimentos Cariocas", criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro para registrar memórias e reflexões por quem já teve a cidade como objeto de trabalho. Gravada no dia 04 de agosto de 2021, a entrevista foi conduzida pelo servidor do Arquivo Geral Pedro Paulo Junior, com as participações do jornalista Antonio Gois e do secretário geral da Fundação Roberto Marinho, Wilson Risolia. Já a abertura da entrevista é feita pelo Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, e pelo Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

      ___________________________________________________ 

 _________________________________________________

 

 

Ruy Castro

  O escritor e jornalista Ruy Castro é o sexto entrevistado da série Depoimentos Cariocas. Entrevistado pelo Coordenador de Promoção Cultural do Arquivo Geral, Pedro Paulo Malta, com participações do comentarista e ex-jogador de futebol Júnior, da cantora e compositora Joyce Moreno e do Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero. A abertura do depoimento coube à presidente do Arquivo Geral, a historiadora Rosa Maria Araujo, que em sua fala inicial define Ruy Castro como "o grande biógrafo do Rio de Janeiro". Um título que se justifica não só pelo conjunto da obra literária do entrevistado, como também por sua atuação na imprensa, de 1960 a 1980, quando passou por grandes redações. Estreando como escritor em 1990, com  "Chega de saudade: a história e as histórias da bossa nova". Em seguida fez biografias referenciais, como "O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues" (1992), "Estrela solitária: um brasileiro chamado Garrincha" (1995) e "Carmen: a vida de Carmen Miranda, a brasileira mais famosa do século XX" (2005). Histórias passadas em grande parte no Rio de Janeiro.

 

Áurea Martins

 

A cantora Áurea Martins é a sétima entrevistada da série "Depoimentos Cariocas". A entrevista, que pode ser conferida na íntegra a partir do  dia 16 de novembro, às 17h, é conduzida pelo servidor do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Junior, e conta com as participações especiais da cantora e compositora Zélia Duncan, do poeta e produtor Hermínio Bello de Carvalho e o pianista Zé Maria Rocha. Já abertura é do Coordenador de Promoção Cultural do  do Arquivo Geral da Cidade, Pedro Paulo Malta, com participação da presidente da instituição, Rosa Maria Araujo.

 

Cacá Diegues

 

 

Entre os assuntos abordados por Cacá Diegues na conversa – com duração aproximada de 70 minutos – estão o carnaval carioca (tema recorrente em sua obra), o Rio de Janeiro como berço do Cinema Novo e suas lembranças de Botafogo, bairro em que foi morar com a família aos seis anos de idade, quando vieram de Maceió, cidade em que nasceu, no dia 19 de maio de 1940. Sua memória passeia ainda pelos ensaios da Portela e pelos treinos do Botafogo de Futebol e Regatas (Garrincha, Didi, Nilton Santos e grande elenco) que presenciou na década de 1950.

Haroldo Costa

 

 

Nascido há 91 anos, no bairro de Piedade, Haroldo Costa relembrou também a infância em Maceió (onde viveu até os dez anos, criado por sua tia, Isabel Costa), e o retorno ao Rio de Janeiro, no começo da década de 1940, quando estudou na Escola Deodoro (na Glória) e, depois, no Colégio Pedro II, onde foi aluno de Mello e Souza e José Oiticica, entre outros professores. A condução do depoimento é da presidente do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Jneiro, Rosa Maria Araujo, com a abertura feita pelo Secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero. A entrevista tem ainda as participações especiais da escritora Rachel Valença e da ex-porta-bandeira da Portela Vilma Nascimento, que enviaram perguntas ao convidado.

Zezé Motta

  Na entrevista, concedida a Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral, Zezé revisita destaques de sua trajetória artística. Entre elas estão sua estreia no teatro, como integrante do coro da peça "Roda viva" (com texto de Chico Buarque e direção de José Celso Martinez Correa, em 1968), sua participação em telenovelas e sua carreira de cantora, que lhe rendeu amigos como Luiz Melodia e Elizeth Cardoso – ambos lembrados na conversa. Outra personalidade citada foi a antropóloga Lélia Gonzalez, nome decisivo para o engajamento de Zezé no movimento antirracista.

 

João Roberto Kelly

 

          Criador de marchinhas de carnaval eternas, como "Cabeleira do Zezé", "Mulata ieieiê" e "Colombina ieieiê", o compositor João Roberto Kelly é o 11° entrevistado da série "Depoimentos Cariocas". Entre as memórias compartilhadas por Kelly em seu depoimento estão a infância na Lagoa Rodrigo de Freitas, numa casa que era frequentada por figurões como Cândido Portinari e Jorge Amado, e passagens como a estreia artística, compondo músicas para um espetáculo teatral, na mesma época em que estudava Direito na Faculdade do Catete. O ano era 1958 e a peça, escrita por Geisa Bôscoli, chamava-se "Sputnik no morro", mesmo nome de uma composição da fase inicial de Kelly. Aos 83 anos, ele destaca que, ao contrário de outros artistas, seus pais foram os maiores incentivadores de sua atividade de compositor.

Marina Colasanti 

  A escritora Marina Colasanti é a nossa 12° entrevistada da série Depoimentos Cariocas. Entre as memórias de Marina estão as primeiras impressões do jardim do Parque Lage, então chácara de seus tio-avós, o empresário Henrique Lage e a grande cantora lírica Gabriella Besanzoni, onde viveu logo que chegou ao Rio de Janeiro, aos dez anos.Conduzida pelo músico e jornalista Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral da Cidade, a entrevista conta com participações especiais da pintora Ira Hetz e do jornalista e publicitário Armando Strozenberg, que enviaram perguntas a Marina Colasanti. Já a abertura é de Pedro Paulo Malta, coordenador de Promoção Cultural do Arquivo Geral.
 

 

Walter Firmo

 

O fotógrafo Walter Firmo é o quinto entrevistado da temporada 2022 dos Depoimentos Cariocas. Conduzida pelo coordenador de promoção cultural do Arquivo Geral, Pedro Paulo Malta, a entrevista tem participações especiais de três convidados que enviaram perguntas a Firmo: o fotógrafo e cronista Leo Aversa, do fotógrafo e antropólogo Milton Guran e da jornalista Cora Rónai. Já a apresentação da entrevista é do Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública, Tony Chalita, que em sua fala destaca a habilidade com que Walter Firmo, "mais do que retratar imagens, retrata sentimento, retrata mensagem, retrata a boa cultura carioca. 

Nascido no bairro do Irajá,  Walter firmo teve diversos reconhecimentos ao longo de sua carreira, dos quais podemos destacar o Prêmio Esso de Reportagem (conquistado em 1963, por fotografias e textos que fez para o JB, sobre a Amazônia) e uma série de primeiros lugares nos Concursos Internacionais da Nikon.

 

Adelzon Alves

 

 

 

 

Memória viva do samba e da cultura popular brasileira, o radialista e produtor Adelzon Alves é o entrevistado da sexta edição dos Depoimentos Cariocas na temporada 2022, série produzida pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio, órgão que integra a Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio. A entrevista, gravada presencialmente no bairro de Pedra de Guaratiba, onde vive Adelzon, é a 14ª da série, criada em 2021 para registrar e difundir as memórias e reflexões de grandes cariocas sobre a cidade.

 

Luiz Carlos Barreto 

 

  Produtor de cinema Luiz Carlos Barreto. Barretão, como é conhecido no meio cultural, é a memória viva do cinema brasileiro, no qual atuou como diretor e, principalmente, produtor cinematográfico. Glauber Rocha, Roberto Farias, Nelson Pereira dos Santos, Joaquim Pedro de Andrade e Cacá Diegues, são apenas alguns dos nomes com quem Barretão conviveu, produziu, criou e ajudou a construir o Cinema Novo, principal movimento do cinema brasileiro.

 

 

Ana Maria Machado

Ana Maria Machado 

 

 

A escritora Ana Maria Machado é a entrevistada da nova edição dos Depoimentos Cariocas. Neste depoimento, conduzido pelo jornalista Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral, Ana Maria relembra as visitas à cobertura do cronista Rubem Braga em Ipanema, fala de sua angústia com ambiental do país e destaca seu mandato de presidente da Academia Brasileira de Letras (2012-2013), quando aproximou a instituição de eventos como a Feira Literária das Periferias (Flup), com atuação direta em comunidades cariocas como o Complexo do Alemão e os morros Pavão-Pavãozinho, Fallet e Dona Marta.

Doris Monteiro

 

 

Cantora fundamental na história da música popular brasileira, Doris Monteiro é a entrevistada da 18ª edição dos Depoimentos Cariocas, a série com a qual o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro vem registrando as memórias e reflexões de cariocas ilustres sobre a cidade. Entre as histórias contadas nos 60 minutos de depoimento, estão a amizade com grandes nomes da música, como Tom Jobim e João Gilberto, além de seu início profissional, no programa Papel Carbono, comandado por Renato Murce na Rádio Nacional. Isso em 1951, quando logo chamou atenção por seu canto moderno (antecipando a voz coloquial e sem impostação da bossa nova) e pela companhia constante de sua mãe, D. Ana – afinal, a estreante Doris tinha apenas 16 anos.

Paulo Cesar Pinheiro

 

  Paulo César Pinheiro, um dos letristas mais importantes da música popular brasileira, também poeta, compositor, romancista, dramaturgo e produtor de discos é o nosso entrevistado da série Depoimentos Cariocas. Conduzido pelo coordenador de promoção cultural do Arquivo Geral da Cidade, Pedro Paulo Malta, o depoimento traz as memórias de Paulo César Pinheiro sobre os bairros onde viveu antes da idade adulta: Ramos, onde nasceu (1949), Jacarepaguá, onde passou parte da infância, e São Cristóvão, onde viveu na adolescência e considera seu bairro de origem. Foi no bairro imperial, por exemplo, que compôs um de seus grandes sucessos, a canção “Viagem”, de parceria com João de Aquino, então seu amigo da Praça Pinto Peixoto, onde morava.

Amir Haddad

 

  O diretor teatral, ator e dramaturgo Amir Haddad é o convidado dos Depoimentos Cariocas na edição que encerra a temporada 2022 da série de entrevistas que o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. A entrevista, gravada no apartamento do artista no bairro carioca de Santa Teresa, com a condução do jornalista e músico Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral. Nascido há 85 anos em Guaxupé (MG) e criado em Rancharia (SP), Amir Haddad é, na história do teatro brasileiro, um de seus grandes pensadores e criadores. O bate-papo conta com participações especiais das atrizes Clarice Niskier e Inez Viana e do cineasta Silvio Tendler, que enviaram perguntas para o entrevistado.

Marieta Severo

 

   Na entrevista, conduzida pelo coordenador de Promoção Cultural do Arquivo, Pedro Paulo Malta, Marieta relembra a infância no Leblon, o encantamento pelos espetáculos de balé (que assistia no Theatro Municipal, acompanhada da avó) e a vida escolar no Colégio Bennett, no Flamengo, onde fez as primeiras apresentações teatrais, antes do início profissional, no Tablado.

 

 Também estão na conversa memórias sobre o ambiente cultural do Rio de Janeiro dos anos 1960, a censura e a repressão durante o regime militar (que viveu ao lado de Chico Buarque, seu companheiro à época), seu trabalho na série “A Grande Família”, da Rede Globo, e o dia-a-dia no Teatro Poeira, no qual é sócia da atriz Andréa Beltrão.

Tia Surica

 

 

É assim que Tia Surica, presidente de honra da tradicional escola de samba azul e branca de Madureira, define sua maior paixão carnavalesca. Também, pudera: de seus 82 anos de vida, 78 foram passados na Portela, escola que frequenta desde menina, quando ia aos desfiles acompanhando a mãe. Esta é apenas uma das histórias que a veterana sambista conta em sua participação nos Depoimentos Cariocas, a série com que o Arquivo Geral da Cidade vem registrando as memórias e reflexões de personalidades sobre o Rio de Janeiro.

Hermínio Bello de Carvalho

 

 

O poeta, letrista e produtor cultural Hermínio Bello de Carvalho é o convidado desta edição dos Depoimentos Cariocas, série do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro que, com esta gravação (realizada no dia 27/02/2023), chega a sua 23ª entrevista. Conduzida pelo coordenador de promoção cultural do Arquivo, Pedro Paulo Malta, a entrevista tem participações especiais da atriz Fernanda Montenegro, da cantora Maria Bethânia, do cantor Ney Matogrosso e do jornalista e escritor Sérgio Cabral, que enviaram perguntas ao entrevistado. Já o vídeo de abertura traz uma saudação da presidente do Arquivo Geral da Cidade, a historiadora Rosa Maria Araujo.

Cidinha Campos

 

 

A radialista Cidinha Campos é a entrevistada da 24ª edição dos Depoimentos Cariocas - a série que o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro criou para registrar as memórias e reflexões de personalidades sobre sua relação com a cidade. Gravada no dia 23 de março de 2023, no estúdio da Rádio Tupi (onde ela apresenta o programa "Cidinha Livre", de segunda a sexta), a conversa é conduzida pelo jornalista e músico Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral da Cidade, e tem participações especiais dos radialistas Clóvis Monteiro e Francisco Barbosa e do ex-deputado federal constituinte Vivaldo Barbosa, que enviaram perguntas a Cidinha. Já a abertura é feita pelo coordenador de Promoção Cultural do Arquivo, Pedro Paulo Malta.

Hildegard Angel

 

  Histórias da noite carioca, da alta sociedade, da imprensa e da política brasileira, foram os temas em pauta nos Depoimentos Cariocas, edição de maio de 2023, quando a entrevistada foi a jornalista Hildegard Angel. Filha de um caixeiro viajante canadense e de uma das grandes personagens da moda brasileira (a estilista Zuzu Angel), nesta entrevista Hildegard relembra a década de 1950 em Ipanema, onde cresceu e aprendeu as primeiras noções de teatro com Maria Clara Machado - sim, ela estudou artes cênicas (no Conservatório Nacional de Teatro) e teve carreira de atriz antes de se tornar uma das principais referências do país em colunismo social.

Evandro Mesquita

 

  Rock, surfe, futebol e teatro estão na nesta edição dos Depoimentos Cariocas, que tem como entrevistado o cantor, compositor e ator Evandro Mesquita. Carioca de 1952, Evandro Mesquita fez história como criador da Blitz, conjunto de enorme sucesso na década de 1980, quando o rock brasileiro experimentou o auge de sua popularidade. Além de líder da banda, que fez shows históricos na primeira edição do Rock in Rio, Evandro compôs grandes sucessos da época, como “Você não soube me amar” (com Guto, Ricardo Barreto e Zeca Mendigo), “Weekend” e “A dois passos do paraíso” (ambas com Ricardo Barreto).

Leo Batista

 

     O locutor esportivo e apresentador Léo Batista é o entrevistado desta edição.Às vésperas de completar 91 anos, o veterano locutor da TV Globo foi entrevistado pelo coordenador de promoção cultural do Arquivo Geral, Pedro Paulo Malta, que o recebeu no auditório da instituição, onde o depoimento foi gravado. Com 105 minutos de duração, a conversa contou com as participações especiais do narrador Luís Roberto, da repórter Carol Barcellos e do comentarista Paulo César Vasconcellos, que enviaram perguntas ao entrevistado.
 

Evandro Teixeira

 

  A radialista Cidinha Campos é a entrevistada da 24ª edição dos Depoimentos Cariocas - a série que o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro criou para registrar as memórias e reflexões de personalidades sobre sua relação com a cidade. Gravada no dia 23 de março de 2023, no estúdio da Rádio Tupi (onde ela apresenta o programa "Cidinha Livre", de segunda a sexta), a conversa é conduzida pelo jornalista e músico Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral da Cidade, e tem participações especiais dos radialistas Clóvis Monteiro e Francisco Barbosa e do ex-deputado federal constituinte Vivaldo Barbosa, que enviaram perguntas a Cidinha. Já a abertura é feita pelo coordenador de Promoção Cultural do Arquivo, Pedro Paulo Malta.

Dom Filó

 

  Os bailes e discos Soul Grand Prix, o movimento Black Rio e o Cultne (plataforma que atualmente reúne o maior acervo audivisual negro da América Latina) estão entre os temas desta edição dos Depoimentos Cariocas, que teve como entrevistado o produtor cultural, documentarista e engenheiro civil Dom Filó, carioca de 73 anos que é um personagem fundamental  na história da luta antirracista em nosso país. A entrevista rememora episódios importantes da história da cidade nos anos 1970. Entre eles estão os bailes de soul music produzidos pelo entrevistado em locais como o Renascença (no Andaraí) e o Maxwell (em Vila Isabel), entre outros clubes, fundamentais não só como formas de entretenimento, mas também como meios de conscientização dos jovens cariocas da época.

Roberto Menescal

 

  Compositor e produtor artístico de destaque na história da música popular brasileira, Roberto Menescal é o entrevistado dos Depoimentos Cariocas nesse mês de outubro de 2023. A entrevista traz o artista contando histórias da bossa nova e recordando suas passagens pelo Jardim Botânico e Copacabana – bairros em que morou com a família, também relembra os tempos em que atuou como produtor de discos de grandes artistas como Elis Regina, Nara Leão, Gal Costa e Chico Buarque, este último seu parceiro em “Bye bye Brasil”, um de seus maiores sucessos de compositor, juntamente com clássicos da bossa nova, como “O barquinho”, “Rio” e “Você”, estas com Ronaldo Bôscoli.

Leci Brandão

 

  A cantora, compositora e política Leci Brandão é a nossa entrevistada no mês de novembro de 2023, nos Depoimentos Cariocas. Nascida em 12 de setembro de 1944, Leci frequentava a tradicional escola desde a infância, mas só depois de se tornar adulta entrou de fato para a Verde e Rosa: foi a primeira mulher a integrar a ala de compositores da Estação Primeira, na qual foi admitida em 1971. Em seguida, deu início a sua discografia, primeiro na Discos Marcus Pereira e depois na Polygram, então a maior gravadora do país.

 

Milton Guran

 

Carioca de Jacarepaguá, nascido em 1948, Guran é o idealizador do Foto Rio, festival de fotografia que, criado em 2003, é o mais antigo do país. Outros temas que estão na conversa são os estudos que fez de grupos indígenas na Amazônia e dos descendentes de brasileiros no Golfo do Benin, na África, tema do livro “Agudás: os brasileiros do Benin”, que publicou em 1999. A importância do Rio de Janeiro na história da fotografia é outro assunto abordado por Milton Guran na entrevista, que tem as participações especiais do fotojornalista Evandro Teixeira e do fotógrafo e professor Paulo Marcos de Mendonça Lima.