Cineasta Cacá Diegues encerra a primeira temporada de ‘Depoimentos Cariocas'

 

 

 

Série criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro para registrar memórias e reflexões de quem já teve a cidade como objeto de trabalho, "Depoimentos Cariocas" chega a sua oitava edição tendo como convidado o cineasta Cacá Diegues. A entrevista, conduzida pelo Coordenador de Promoção Cultural do Arquivo Geral, Pedro Paulo Malta, pode ser conferida no YouTube da instituição: www.youtube.com/arquivodacidade.

 

Entre as perguntas respondidas pelo cineasta estão duas, enviadas pelos convidados especiais desta edição, ambos protagonistas em filmes de Cacá: a atriz e cantora Zezé Motta – que estrelou "Xica da Silva", entre outras produções – e o ator Antônio Fagundes, de "Deus é brasileiro" e outros filmes do cineasta. Na abertura da entrevista está uma saudação da presidente do Arquivo Geral da Cidade, Rosa Maria Araujo.

 

Entre os assuntos abordados por Cacá Diegues na conversa – com duração aproximada de 70 minutos – estão o carnaval carioca (tema recorrente em sua obra), o Rio de Janeiro como berço do Cinema Novo e suas lembranças de Botafogo, bairro em que foi morar com a família aos seis anos de idade, quando vieram de Maceió, cidade em que nasceu, no dia 19 de maio de 1940. Sua memória passeia ainda pelos ensaios da Portela e pelos treinos do Botafogo de Futebol e Regatas (Garrincha, Didi, Nilton Santos e grande elenco) que presenciou na década de 1950.

 

Diferentemente das entrevistas anteriores, realizadas remotamente, nesta a gravação foi realizada, excepcionalmente, na casa do próprio entrevistado, no bairro do Alto da Boa Vista, onde todos os protocolos sanitários foram estritamente observados e seguidos.

 

Com a entrevista de Cacá Diegues, "Depoimentos Cariocas" encerra sua primeira temporada, iniciada em maio, com o jornalista Zuenir Ventura. Em seguida, a série de entrevistas mensais teve como convidados o antropólogo Roberto DaMatta (junho), o compositor e escritor Nei Lopes (julho), a educadora Terezinha Saraiva (agosto), o ex-prefeito do Rio Saturnino Braga (setembro), o escritor e jornalista Ruy Castro (outubro) e a cantora Áurea Martins (novembro). Todas podem ser conferidas na íntegra no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro: www.youtube.com/arquivodacidade

 

Novidades no formato e na programação dos entrevistados estão previstas para a segunda temporada de "Depoimentos Cariocas", a ser iniciada em janeiro de 2022, quando serão divulgados mais detalhes sobre a série.