ACERVO DIGITAL


Estão disponíveis neste espaço virtual publicações específicas que compõem o acervo da Biblioteca Oswaldo Porto Rocha. São obras de caráter único, de grande importância histórica e editorial. As edições têm como origem diferentes órgãos da administração municipal, em épocas diversas. Facilita-se, assim,  o acesso a produções editoriais singulares, estimulando a pesquisa e o conhecimento.

 

  • Ilustríssima Câmara Municipal

Boletim da Camara Municipal

 

Boletim da Illustrissima Camara Municipal da Corte é o periódico mais antigo do acervo hemerográfico da Biblioteca Professor Oswaldo Porto Rocha. Antecessor do Boletim da Intendência Municipal e Boletim da Prefeitura do Distrito Federal, este Boletim é um periódico raro, publicado pela Typografia do Correio Mercantil, com sede à Rua da Quitanda, 55,  no período de 1863 a 1889, que remonta todos os trabalhos realizados pela Camara Municipal da Corte no Rio de Janeiro. 

Acesse a obra

 

 

Relatório do encarregado do tombamento das terras da Ilustríssima Câmara Municipal do Rio de Janeiro

 

O Relatório do encarregado do tombamento das terras da Ilustríssima Câmara Municipal do Rio de Janeiro consiste em uma reprodução realizada em 1939 pelo Laboratório Fotocartográfico da Diretoria de Obras Públicas, vinculado à Secretaria Geral de Viação, Trabalho e Obras Públicas da Prefeitura do Distrito Federal, a partir do documento original de 1872 produzido por Inocêncio da Rocha Maciel. A obra trata de um assunto que dominou grande parte da atenção de discussões e ações da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, do fim do século XVI até meados do século XX

Acesse o relatório

 

  • Conselho de Intendência

 

Memorial Fluminense para 1893 

 

O Memorial Fluminense para 1893 é uma publicação editada pela Companhia Typographica do Brazil (Antiga Casa Laemmert) contendo calendário, agenda, anúncios comerciais, informação sobre o movimento do Porto, além de tabelas de câmbio. Pioneiro na descrição de logradouros da cidade, apresenta em formato de dicionário, os arrabaldes, avenidas, bairros, becos, caes, caminhos, cemitérios, estradas, fortalezas, ilhas, ladeiras, largos, morros, praças, praias, ruas, serras, subúrbios, travessas e vilas das Cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, com a indicação dos princípios e fins, assim como das freguesias e distritos policiais a que pertencem. Um grande aliado à pesquisa de logradouros, auxiliando na identificação dos espaços que foram modificados ao longo da história. 

Acesse a obra

 

Boletim da Intendência Municipal

 

O Boletim da Intendência Municipal foi  criado em 1889, após a instauração do regime republicano no Brasil. O decreto nº 50-A, de 7 de dezembro de 1889, elaborado pela Câmara da Corte, instituiu o Conselho de Intendência Municipal. Neles, eram registradas as atividades do Conselho de Intendência Municipal, os quais contém todos os atos legislativos e executivos que eram publicados no período em que vigorou o Conselho de Intendência Municipal.

Acesse a obra

 

 

  • Prefeitura do Distrito Federal

 

Código de Obras de 1935

 

O Projeto de reforma do regulamento para obras no Distrito Federal foi apresentado a Câmara Municipal da Prefeitura do Distrito Federal em 10 de julho de 1935, pela Diretoria Geral de Engenharia ao Prefeito Pedro Ernesto, sendo posteriormente editado em 1936.
Acesse o código 

 

 

 

Código de Obras de 1937

 

O Código de obras do Distrito Federal de 1937 - Decreto nº 6000 de 01 de julho de 1937, foi elaborado e editado pelo Serviço de Propaganda Urbanística da Secretaria Geral de Viação e Obras da Prefeitura do Distrito Federal em 1937.
Acesse o código  

 

Revista Municipal de Engenharia

 

A Revista Municipal de Engenharia conta a história das intervenções urbanísticas na Cidade do Rio de Janeiro no século XX, desde os anos 30, quando o Rio ainda era Distrito Federal, o periódico foi editado pelas Secretarias de Viação e Obras do Distrito Federal, passando pela fase do Estado da Guanabara (1960-1975), editado pela Secretaria de Obras Públicas da Guanabara, até chegar ao Município, editado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura da Cidade. O conjunto da Coleção, doada por José de Oliveira Reis, engenheiro que supervisionou obras memoráveis realizadas na Prefeitura, abrange o período de 1932 a 1999. O último número foi dedicado ao paisagista Roberto Burle Marx.

Acesse a obra

 

 

Brazões e Bandeiras do Brasil

 

O livro "Brazões e Bandeiras do Brasil", de autoria de Clóvis Ribeiro, foi editado em 1933, no Estado de São Paulo em comemoração ao primeiro Centenário da Instituição da Bandeira Nacional.
Acesse a obra 

 

 

  • Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

 

Boletim Informativo do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro 

 

Boletim Informativo do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, uma hemerografia editada em onze volumes, teve seu primeiro volume publicado em maio de 1979 e o último em dezembro de 1982.

A publicação foi criada com o objetivo de divulgar o acervo para o público e as Instituições afins, sobre a história de nossa cidade em suporte bibliográfico, hemerográfico e documental.

O primeiro volume narra a história do Arquivo desde a fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, a construção da nova sede do AGCRJ, as instalações do novo prédio e as obras recentemente incorporadas ao acervo.

Menciona a sua 1ª Exposição "O Arquivo Geral e a preservação da memória da cidade do Rio de Janeiro" que ocorreu de 16 a 30 de outubro de 1979, já integrado ao 4º Congresso Brasileiro de Arquivologia.

 

Acesse a obra 

 

  • Pequeno Resumo Histórico da Câmara Municipal do Rio de Janeiro Acesse a obra 

 

  • Programa de Atividades (Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural - DGDI) - Acesso a obra