Nome do Produto

Termo de Aceite de Produto - TAP
Produto do PGA

Aprovado

IPLANRIO/DSI/GAQ

23/07/2019

Para mais orientações sobre esse produto entre em contato com IPLANRIO/DSI/GAQ

Dono do Produto: IPLANRIO/DSI/GAQ

Responsável: CONTRATANTE

Tipo: Emitido no GDF

Descrição

Quando a Ordem de Serviço (OS) for FECHADA, após todos os testes e homologações necessárias, deve ser emitido um Termo de Aceite de Produto (TAP) com o aceite formal pela CONTRATANTE e pela RESPONSÁVEL TÉCNICA de todos os produtos gerados na release. Este documento assinado autoriza o pagamento pelo serviço prestado.

Segue, abaixo, um glossário do TAP.

 

  • Informações Gerais do Projeto

    Informações de identificação do projeto, liderança e CONTRATANTE.

    • Nome: Sigla do sistema (igual à registrada no sistema SGRI)
    • ID: Código do projeto no Project Builder (ferramenta da RESPONSÁVEL TÉCNICA)
    • Descrição: O título do sistema (SGRI)
    • Órgão Executor: Unidade Organizacional da Iplanrio responsável pela execução do projeto
    • Organização Cliente: Unidade Organizacional da PCRJ gestora do projeto
  • Produto(s) / Serviço(s) Entregue(s)

    Listagem com as seguintes informações

    • Um ou mais itens de serviço que compõe a Ordem de Serviço, desdobrando-se em cada pendência de aquisição de software.
    • Versão do Software - (numeração que identifica o conjunto de funcionalidades que será liberado na release)
    • Local de armazenamento dos produtos (artefatos técnicos) entregues
  • Observações Pertinentes

    Informações gerais sobre a OS, contratos, valores praticados, indicadores, homologadores etc.

    • OS: Número da Ordem de Serviço que originou o TAP
    • Contrato: Número do contrato que a Ordem de Serviço está vinculada
    • Valor unitário do PF: Valor unitário do ponto de função contratado
    • Taxa de Entrega (PF/dia):Taxa de entrega informada na abertura da Ordem de Serviço e documentada no Plano de Projeto
    • Custo: Valor obtido a partir do produto entre o TFR (tamanho final do release - validado pelo especialista em métricas) e valor unitário do PF
    • Glosa: Valor a ser descontado da fatura caso os indicadores sejam afetados negativamente (vide Termo de Referência)
    • Final: Valor do Custo menos a Glosa. Valor final que será pago à CONTRATADA
    • Períodos: São períodos medidos em dias úteis nos quais o projeto esteve nas fases de desenvolvimento, homologação e correção
      • Desenvolvimento: Quantidade de dias úteis desde a autorização da Ordem de Serviço até o dia da entrega, pela CONTRATADA, do último produto esperado.
      • Homologação: Quantidade de dias úteis em que pelo menos uma pendência de homologação esteja sendo trabalhada pela CONTRATANTE ou pela RESPONSÁVEL TÉCNICA.
      • Correção: Quantidade de dias úteis em que pelo menos uma pendência para correção de não conformidade ou defeito esteja sendo trabalhada pela CONTRATADA.
    • INDICADORES
      • IRA = Índice de Rejeição de Artefatos: demonstra a relação de produtos, exceto histórias codificadas e testáveis, entregues fora da qualidade acordada junto ao CONTRATANTE. As não conformidades nos produtos serão computadas quando não forem corrigidas dentro do prazo acordado. Esse índice é afetado quando sua apuração é maior que 10% (dez por cento).
        • Cálculo do indicador:
          • QRA = Quantidade de Rejeições de Artefatos: quantidade de rejeições em artefatos previstos ou indispensáveis entregues na OS;
          • QAPI = Quantidade de Artefatos Previstos e Indispensáveis: quantidade de todos os artefatos do tipo previsto ou indispensável a serem entregues de acordo com os itens de serviço presentes na OS. Estes artefatos estão indicados nos itens de serviço no site do PGA.
          • RESULTADO: (QRA/QAPI)*100
      • IRD = Índice de Rejeição por Defeito: demonstra o somatório de defeitos encontrados nas histórias codificadas testáveis. Quanto menor este índice, maior a qualidade de atendimento da CONTRATADA. Serão realizados descontos em função de defeitos de nível alto e médio não corrigidos dentro do prazo estabelecido no Termo de Referência.
        • Cálculo do indicador:
          • dnb = defeitos de nível baixo: que valem 1 ponto cada
          • dnm = defeitos de nível médios: que valem 5 pontos cada
          • dna = defeitos de nível alto: que valem 13 pontos cada
          • RESULTADO: ∑dnb + ∑dnm+ ∑dna
      • Taxa de Entrega: é a quantidade mínima de pontos de função que deverão ser produzidos e entregues para o cumprimento da Taxa de Entrega Diária acordada para o projeto no Plano de Gerenciamento do Projeto (PGP) ou na Ordem de Serviço específica no ato de sua abertura. Esse índice é afetado quando sua apuração é menor que 90% (noventa por cento).
        • Cálculo do indicador:
          • TE = Taxa de Entrega
          • TEDOS = Taxa de Entrega Diária da Ordem de Serviço
          • QDR = Quantidade de Dias Realizados (em dias úteis)
          • TFOS = Tamanho Final da Ordem de Serviço (em Pontos de Função)
          • RESULTADO: (TEDOS/(QDR/TFOS))*100
      • Defeito de nível baixo: A aplicação funciona, mas necessita de ajustes na formatação e/ou design da aplicação.
      • IRD = Índice de Rejeição por Defeito (Nível Médio): Erro de requisito / regra de negocio. A aplicação continua em funcionamento sem prejuízo das demais funcionalidades. A correção terá que ser executada até a próxima sprint. Depois disso poderá ser aplicada penalidade relacionada aos dias tomados para a solução.
        • Defeito: URL da sub-tarefa (ST Defeito) que não contenha o status de “CANCELADO” e campo classificação seja igual “Média”
        • Dias para correção: quantidade total de dias úteis nos status (“EM ANÁLISE”, “EM CORREÇÃO” e “CORRIGIDO”) e não esteja no status de “CANCELADO”. Considerar serviço de feriados pertinente.
        • Data da solução: data da última transição da pendência para o status “RETESTES/VALIDAÇÃO” antes de transitar para o status “FECHADO”
        • Data limite: data limite para a correção, executada até a próxima sprint. Cabe a gestão do projeto identificar as respectivas datas limite para cada situação de defeito e informar no momento do aceite da Ordem de Serviço caso ocorram defeitos de nível médio.
        • RESULTADO: a quantidade de dias úteis, confrontada com tabela específica no Termo de Referência, indica o percentual de glosa a ser aplicado.
      • IRD = Índice de Rejeição por Defeito (Nível Alto): Impede a execução da aplicação, cessando a sua operação e impedindo a realização dos testes.
        • Defeito: URL da sub-tarefa (ST Defeito) que não contenha o status de “CANCELADO” e campo classificação seja igual “Alta”.
        • Horas para correção: Quantidade total de horas nos status (“EM ANÁLISE”, “EM CORREÇÃO” e “CORRIGIDO”) e não esteja no status de “CANCELADO”.
        • RESULTADO: a quantidade de horas, confrontada com tabela específica no Termo de Referência, indica o percentual de glosa a ser aplicado.

      A Glosa será a soma de todos os percentuais dos campos RESULTADO acima definidos

    • Homologadores

      Listagem com todos os homologadores das pendências de aquisição de software (descrevendo as funcionalidades do sistema) e das demais pendências técnicas

      • Tarefa: pendência no JIRA que foi homologada, aceita pelo homologador competente.
      • Nome: nome do homologador
      • Data: data em que a pendência de aquisição fez a última transição do status “HOMOLOGAÇÃO” para o “PRONTO PARA PRODUÇÃO”. Caso seja pendência técnica, significa a data da última transição para o status “FECHADO”
  • Assinatura

    Informações de identificação do servidor competente para aceitar o produto e autorizar o pagamento. Embora seja característica jurídico-administrativa de cada órgão, cabe agregar carimbo com nome, matrícula e/ou CPF.

Critérios de Aceitação

  • Os dados de identificação da Ordem de Serviço correspondente a release estão corretos?
  • A produtividade informada está em conformidade com o Plano de Projetos?
  • Foram apurados os indicadores presentes no Termo de Referência e os mesmo estão no corpo do TAP?
  • Se pertinente, baseado na apuração dos indicadores, foram aplicadas as glosas no cálculo do pagamento com indicação no corpo do TAP?
  • O responsável (mátricula pelo menos) pelo aceite de cada produto está visível no corpo do TAP?

Contatos


Última atualização deste conteúdo: 24 Jul 2020 - 17:52:02