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Dono do Produto: IPLANRIO/DSI/GAQ
Descrição
Quando a Ordem de Serviço (OS) for FECHADA, após todos os testes e homologações necessárias, deve ser emitido um Termo de Aceite de Produto (TAP) com o aceite formal pela CONTRATANTE e pela RESPONSÁVEL TÉCNICA de todos os produtos gerados na release. Este documento assinado autoriza o pagamento pelo serviço prestado.
Segue, abaixo, um glossário do TAP.
- Informações Gerais do Projeto
Informações de identificação do projeto, liderança e CONTRATANTE.
- Nome: Sigla do sistema (igual à registrada no sistema SGRI)
- ID: Código do projeto no Project Builder (ferramenta da RESPONSÁVEL TÉCNICA)
- Descrição: O título do sistema (SGRI)
- Órgão Executor: Unidade Organizacional da Iplanrio responsável pela execução do projeto
- Organização Cliente: Unidade Organizacional da PCRJ gestora do projeto
- Produto(s) / Serviço(s) Entregue(s)
Listagem com as seguintes informações
- Um ou mais itens de serviço que compõe a Ordem de Serviço, desdobrando-se em cada pendência de aquisição de software.
- Versão do Software - (numeração que identifica o conjunto de funcionalidades que será liberado na release)
- Local de armazenamento dos produtos (artefatos técnicos) entregues
- Observações Pertinentes
Informações gerais sobre a OS, contratos, valores praticados, indicadores, homologadores etc.
- OS: Número da Ordem de Serviço que originou o TAP
- Contrato: Número do contrato que a Ordem de Serviço está vinculada
- Valor unitário do PF: Valor unitário do ponto de função contratado
- Taxa de Entrega (PF/dia):Taxa de entrega informada na abertura da Ordem de Serviço e documentada no Plano de Projeto
- Custo: Valor obtido a partir do produto entre o TFR (tamanho final do release - validado pelo especialista em métricas) e valor unitário do PF
- Glosa: Valor a ser descontado da fatura caso os indicadores sejam afetados negativamente (vide Termo de Referência)
- Final: Valor do Custo menos a Glosa. Valor final que será pago à CONTRATADA
- Períodos: São períodos medidos em dias úteis nos quais o projeto esteve nas fases de desenvolvimento, homologação e correção
- Desenvolvimento: Quantidade de dias úteis desde a autorização da Ordem de Serviço até o dia da entrega, pela CONTRATADA, do último produto esperado.
- Homologação: Quantidade de dias úteis em que pelo menos uma pendência de homologação esteja sendo trabalhada pela CONTRATANTE ou pela RESPONSÁVEL TÉCNICA.
- Correção: Quantidade de dias úteis em que pelo menos uma pendência para correção de não conformidade ou defeito esteja sendo trabalhada pela CONTRATADA.
- INDICADORES
- IRA = Índice de Rejeição de Artefatos: demonstra a relação de produtos, exceto histórias codificadas e testáveis, entregues fora da qualidade acordada junto ao CONTRATANTE. As não conformidades nos produtos serão computadas quando não forem corrigidas dentro do prazo acordado. Esse índice é afetado quando sua apuração é maior que 10% (dez por cento).
- Cálculo do indicador:
- QRA = Quantidade de Rejeições de Artefatos: quantidade de rejeições em artefatos previstos ou indispensáveis entregues na OS;
- QAPI = Quantidade de Artefatos Previstos e Indispensáveis: quantidade de todos os artefatos do tipo previsto ou indispensável a serem entregues de acordo com os itens de serviço presentes na OS. Estes artefatos estão indicados nos itens de serviço no site do PGA.
- RESULTADO: (QRA/QAPI)*100
- IRD = Índice de Rejeição por Defeito: demonstra o somatório de defeitos encontrados nas histórias codificadas testáveis. Quanto menor este índice, maior a qualidade de atendimento da CONTRATADA. Serão realizados descontos em função de defeitos de nível alto e médio não corrigidos dentro do prazo estabelecido no Termo de Referência.
- Cálculo do indicador:
- dnb = defeitos de nível baixo: que valem 1 ponto cada
- dnm = defeitos de nível médios: que valem 5 pontos cada
- dna = defeitos de nível alto: que valem 13 pontos cada
- RESULTADO: ∑dnb + ∑dnm+ ∑dna
- Taxa de Entrega: é a quantidade mínima de pontos de função que deverão ser produzidos e entregues para o cumprimento da Taxa de Entrega Diária acordada para o projeto no Plano de Gerenciamento do Projeto (PGP) ou na Ordem de Serviço específica no ato de sua abertura. Esse índice é afetado quando sua apuração é menor que 90% (noventa por cento).
- Cálculo do indicador:
- TE = Taxa de Entrega
- TEDOS = Taxa de Entrega Diária da Ordem de Serviço
- QDR = Quantidade de Dias Realizados (em dias úteis)
- TFOS = Tamanho Final da Ordem de Serviço (em Pontos de Função)
- RESULTADO: (TEDOS/(QDR/TFOS))*100
- Defeito de nível baixo: A aplicação funciona, mas necessita de ajustes na formatação e/ou design da aplicação.
- IRD = Índice de Rejeição por Defeito (Nível Médio): Erro de requisito / regra de negocio. A aplicação continua em funcionamento sem prejuízo das demais funcionalidades. A correção terá que ser executada até a próxima sprint. Depois disso poderá ser aplicada penalidade relacionada aos dias tomados para a solução.
- Defeito: URL da sub-tarefa (ST Defeito) que não contenha o status de “CANCELADO” e campo classificação seja igual “Média”
- Dias para correção: quantidade total de dias úteis nos status (“EM ANÁLISE”, “EM CORREÇÃO” e “CORRIGIDO”) e não esteja no status de “CANCELADO”. Considerar serviço de feriados pertinente.
- Data da solução: data da última transição da pendência para o status “RETESTES/VALIDAÇÃO” antes de transitar para o status “FECHADO”
- Data limite: data limite para a correção, executada até a próxima sprint. Cabe a gestão do projeto identificar as respectivas datas limite para cada situação de defeito e informar no momento do aceite da Ordem de Serviço caso ocorram defeitos de nível médio.
- RESULTADO: a quantidade de dias úteis, confrontada com tabela específica no Termo de Referência, indica o percentual de glosa a ser aplicado.
- IRD = Índice de Rejeição por Defeito (Nível Alto): Impede a execução da aplicação, cessando a sua operação e impedindo a realização dos testes.
- Defeito: URL da sub-tarefa (ST Defeito) que não contenha o status de “CANCELADO” e campo classificação seja igual “Alta”.
- Horas para correção: Quantidade total de horas nos status (“EM ANÁLISE”, “EM CORREÇÃO” e “CORRIGIDO”) e não esteja no status de “CANCELADO”.
- RESULTADO: a quantidade de horas, confrontada com tabela específica no Termo de Referência, indica o percentual de glosa a ser aplicado.
A Glosa será a soma de todos os percentuais dos campos RESULTADO acima definidos
- Homologadores
Listagem com todos os homologadores das pendências de aquisição de software (descrevendo as funcionalidades do sistema) e das demais pendências técnicas
- Tarefa: pendência no JIRA que foi homologada, aceita pelo homologador competente.
- Nome: nome do homologador
- Data: data em que a pendência de aquisição fez a última transição do status “HOMOLOGAÇÃO” para o “PRONTO PARA PRODUÇÃO”. Caso seja pendência técnica, significa a data da última transição para o status “FECHADO”
- Assinatura
Informações de identificação do servidor competente para aceitar o produto e autorizar o pagamento. Embora seja característica jurídico-administrativa de cada órgão, cabe agregar carimbo com nome, matrícula e/ou CPF.
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Critérios de Aceitação
- Os dados de identificação da Ordem de Serviço correspondente a release estão corretos?
- A produtividade informada está em conformidade com o Plano de Projetos?
- Foram apurados os indicadores presentes no Termo de Referência e os mesmo estão no corpo do TAP?
- Se pertinente, baseado na apuração dos indicadores, foram aplicadas as glosas no cálculo do pagamento com indicação no corpo do TAP?
- O responsável (mátricula pelo menos) pelo aceite de cada produto está visível no corpo do TAP?
Última atualização deste conteúdo: 24 Jul 2020 - 17:52:02