Nome do Produto

30.20.20 - Abrir OS de Execução no GDF
Atividade do PGA

Aprovado

IPLANRIO/DSI/AQUISIÇÃO

20/05/2019

Para maiores informações sobre esta atividade entre em contato com IPLANRIO/DSI/AQUISIÇÃO

Dono da Atividade: IPLANRIO/DSI/AQUISIÇÃO

A Ordem de Serviço de Planejamento deve estar fechada, com todos os produtos previstos homologados, antes de uma Ordem de Serviço de Software ser aberta

Produtos

Entrada Saída

Responsável

  • Gestor

Partes interessadas

  • Líder de Projeto

Objetivo

Solicitar o serviço de uma Fábrica de Software.

 

Descrição

Importante: A Ordem de Serviço de Planejamento deve estar fechada, com todos os produtos previstos homologados, antes de uma Ordem de Serviço de Software ser aberta

Após a atividade de Refinamento, com uma versão no JIRA (release) definida, o Gestor, com apoio do Líder de Projeto, abre uma Ordem de Serviço (OS) de Execução no Sistema de Gestão de Fábricas (GDF).

Em uma mesma OS existe a possibilidade de inclusão de várias histórias (representadas em pendências do JIRA) para serem desenvolvidas pela Fábrica. A história representa um Item de Serviço , com a previsão da entrega de seus respectivos produtos. Os itens de serviço/histórias que compõem a OS podem ser de vários tipos, como Projeto de Desenvolvimento, Projeto de Melhoria, MANUTENÇÃO CORRETIVA, ATUALIZAÇÃO DE DADOS, etc.

No momento da criação da Ordem de Serviço, o GDF irá gerar um identificador único da mesma e irá associar esse identificador em todas as histórias / atividades pertinentes no JIRA. O recurso para tal será um componente.

A imagem abaixo é um exemplo do conceito:

As "histórias" sempre serão pendências do tipo "Aquisição de Software".

 

O GDF manterá disponível uma lista, oriunda do JIRA, com as demandas que podem ser desenvolvidas. Somente serão listadas quando o status for "PRONTO PARA DESENVOLVER", com tamanho estimado maior que zero, do tipo "Aquisição de Software", a informação sobre o  item de serviço definida e uma versão estiver definida lá no JIRA.

 

Observações importantes:

  • Todos os produtos previstos nos respectivos itens de serviço deverão ser entregues no GIT.
  • O Gestor, com o apoio do Líder do Projeto, poderá, de forma justificada, dispensar a entrega de algum produto previsto na OS durante o período de desenvolvimento da mesma.
  • Os arquivos dos produtos depositados no GIT deverão ser nomeados com a sua respectiva Sigla, conforme a lista de itens de serviço . Por exemplo, a Planilha de Contagem do Ponto de Função (PPF), deverá ser depositada com um arquivo de nome PPF.xls.
  • Caso hajam vários arquivos para um mesmo produto, todos deverão ser depositados no GIT acompanhados com um arquivo nomeado com a respectiva Sigla do Produto, listando todos os produtos e seus links dentro do GIT.

Contatos


Última atualização deste conteúdo: 31 Mar 2020 - 18:42:52