GUIA DO RIO
RIO DE JANEIRO
RIOTUR
CARNAVAL
RIO 2016
NOTÍCIAS
RÉVEILLON
ATRAÇÕES TURÍSTICAS
CIDADE DO SAMBA
HOSPEDAGEM
CALENDÁRIO DE EVENTOS
RIO HOSPITALEIRO
HOSPEDAGEM DOMICILIAR
RIOCENTRO - GL EVENTS CENTRO DE CONVENÇÕES
CENTRO DE CONVENÇÕES SULAMÉRICA
QUIOSQUES DA ORLA DO LEME E COPACABANA
A CIDADE MARAVILHOSA EM 360°
PINTORES DO RIO
LINKS


Busca



Terça, 09 de Fevereiro de 2010   English Version

Zona Oeste
Natureza exuberante entre condomínios e shoppings

Entre as tantas construções que fomentam investimentos na Zona Oeste, um dos atrativos que continua despontando na região é a natureza. Originalmente dominada por restinga e várzeas, que se multiplicavam entre as Lagoas de Marapendi e Jacarepaguá, a Zona Oeste preserva parques que têm, além de natureza, infra-estrutura para as crianças, pistas de caminhadas e bons lugares para um piquenique. A iniciativa de preservar a região nasceu há décadas e foi fortemente consolidada em 1969, quando o arquiteto e urbanista Lúcio Costa elaborou o Plano-Piloto da Baixada de Jacarepaguá, com diretrizes voltadas à conservação ambiental da região.

O Bosque da Barra, ou Parque Arruda Câmara, com 50 hectares, é uma das áreas verdes mais visitadas da Zona Oeste. Fica na altura do Km 6 da Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, e tem como um dos atrativos o fato de ser um bolsão ecológico em meio a uma área bastante movimentada. Alamedas, trechos arborizados, quadras de vôlei, campos de futebol gramados imensos, playgrounds e churrasqueiras de pedra estão na estrutura de lazer oferecida no Bosque da Barra, tudo ao redor de seu grande lago. Entre as espécies da flora que podem ser vistas no local, que mantém suas características originais de restinga com áreas arenosas, brejos e várzeas, estão algumas ameaçadas de extinção.

Outra boa parada é o Parque Natural Municipal de Marapendi, na Baixada de Jacarepaguá. Em seus quase 10 mil quilômetros quadrados, entre as Avenidas Ayrton Senna e Pedro Moura, pode-se ver de perto a Lagoa de Marapendi, emuldurada por vegetação de restinga. Por sua composição, o parque conta com a presença constante de aves, caranguejos, lagartos e até do ameaçado jacaré-do-papo-amarelo. Foi decretado, em 1991, Área de Proteção Ambiental (APA). Para a diversão dos visitantes, há, ainda, playground, trilhas e boas áreas para piquenique.

Bastante educativo, o Parque Ecológico Municipal Chico Mendes foi criado com o objetivo de preservar a Lagoinha das Tachas e seus arredores, onde estão espécies animais e vegetais ameaçadas. O jacaré-do-papo-amarelo é quase o mascote do parque, dada a vitória de sua reintrodução na paisagem. É uma das poucas áreas da cidade onde ainda se podem encontrar alagados e restingas quase intactos. Bromélias, ingás, pitangueiras e répteis fazem do parque, situado no Pontal de Sernambetiba, entre as Avenidas das Américas e Sernambetiba, seu hábitat. Para as crianças, há viveiro de jacarés, sala de exposições de animais e biblioteca, além de estrutura de lazer com playground e área para piquenique.

Mais distante ficam outras áreas verdes e de proteção ambiental, como a APA de Grumari, o Parque Estadual da Pedra Branca e a Reserva Biológica e Arqueológica de Guaratiba. Entre tanto verde, um bom passeio é o conhecer o Sítio Roberto Burle Marx, onde o mais importante paisagista do país morou e deixou seu acervo de plantas de todo o mundo, além de arte assinada também por ele. Fica em Guaratiba e as visitas têm de ser marcadas com os guias.

Localizado num sítio no Recreio dos Bandeirantes, entre o mar e a reserva ecológica de Grumari, a Casa do Pontal é o maior Museu de Arte Brasileira do país. Possui um acervo estimado em cinco mil esculturas de mais de 200 artistas de todas as regiões do Brasil. As peças foram agrupadas em temas que registram, nos seus variados aspectos, o homem e suas atividades, retratados com fidelidade e contados com muito humor e poesia. Entre eles, o ciclo da vida, festas e lazer, a arte incomum, a religiosidade, as profissões e a maior festa popular, o Carnaval. Artistas como mestre Vitalino e Zé Caboclo estão presentes nas obras expostas.

Seus jardins são um atrativo à parte, o verde está por todo lugar, onde papiros e flores de lótus encantam os visitantes. O Museu da Casa do Pontal foi criado pelo designer francês Jacques Van de Beuque para abrigar sua coleção particular, adquirida nos últimos 50 anos. Tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural e considerado pela UNESCO um verdadeiro museu antropológico, é o único do país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura.


Guia Completo de Hotéis - Rio de Janeiro:
Pontos Turísticos - Rio de Janeiro:



Rio de Janeiro | RIOTUR | Carnaval | Réveillon | Atrações Turísticas | Hotéis| Agenda de Eventos| Guia Rio
Congressos, Feiras e Exposições | Links | Mapa do Site



Copyright© 2003 RIOTUR - Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro S.A.
Praça Pio X, 119 / 9º e 12º - Centro