GUIA DO RIO
RIO DE JANEIRO
RIOTUR
CARNAVAL
RIO 2016
NOTÍCIAS
RÉVEILLON
ATRAÇÕES TURÍSTICAS
CIDADE DO SAMBA
HOSPEDAGEM
CALENDÁRIO DE EVENTOS
RIO HOSPITALEIRO
HOSPEDAGEM DOMICILIAR
RIOCENTRO - GL EVENTS CENTRO DE CONVENÇÕES
CENTRO DE CONVENÇÕES SULAMÉRICA
QUIOSQUES DA ORLA DO LEME E COPACABANA
A CIDADE MARAVILHOSA EM 360°
PINTORES DO RIO
LINKS


Busca



Terça, 09 de Fevereiro de 2010   English Version

Cristo Redentor
De braços abertos para o mundo

"Clique aqui e assista o vídeo"

O Cristo Redentor, símbolo da Cidade do Rio de Janeiro, foi eleito como uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno, em votação realizada pela internet e por mensagens de celular, organizada pela New 7 Wonders Foundation, da Suiça, entre 21 monumentos participantes de todo o planeta. O cartão postal carioca de 38 metros, teve sua pedra fundamental lançada em 1922 e a inauguração em 12 de outubro de 1931, sendo a única maravilha brasileira, ao lado de importantes outras maravilhas, também eleitas, como a Muralha da China (entre 200 a.C. e 1500 d.C.); o templo helênico de Petra, na Jordânia (9a.C. a 40 d.C.); Machu Pichu, no Peru (século XV); Coliseu de Roma, na Itália (70 d.C. a 82 d.C.); Taj Mahal, na Índia (1630 a 1652) e o templo da civilização maia de Chichén Itzá, no México (435 d.C a 455 d.C.). As Pirâmides de Gizé, no Egito receberam o título de hors-concours, por ser o única maravilha (2500 a.C.), remanescente do mundo antigo.

E a escolha foi merecida. Do alto de seus 38 metros - e dos 710 metros do Morro do Corcovado -, o Cristo é a imagem da fé e da simpatia do povo carioca e completa, em 2007, 76 anos. Desde o ano de 2000, quando recebeu nova iluminação, o monumento e seus acessos vêm passando por um processo de revitalização. O ponto alto foi a inauguração do acesso mecanizado em 2002, com elevadores panorâmicos e escadas rolantes. Assim, não será mais preciso enfrentar os 220 degraus que levam ao pé da estátua.

O Cristo Redentor conta agora com três elevadores panorâmicos, cada um com capacidade para 14 pessoas. O acesso se dá por uma área que atende tanto os visitantes que chegam de carro quanto os que desembarcam na plataforma de trem da Estrada de Ferro do Corcovado. Também foram construídas passarelas metálicas, sustentadas por outra estrutura, com aproximadamente quatro metros de largura e quatro escadas rolantes, com capacidade de tráfego para 9 mil pessoas por hora. O passeio já começa aí, pois a torre, de 31 metros de altura, vai descortinar a primeira vista da cidade. Para completar o acesso à estátua, quatro escadas rolantes foram instaladas.

E antes mesmo de chegar ao Cristo, os visitantes já podem conhecer um pouco da história do cartão-postal. A Estação do Cosme Velho, totalmente revitalizada, transformou-se em um ambiente de lazer e entretenimento moderno e confortável. Uma nova área de embarque foi construída, além de lojas de apoio turístico, sala VIP e auditório. O grande destaque é o Espaço Cultural, onde se perpetua toda a rica história da Estrada de Ferro e do Monumento ao Cristo.


Endereço: Parque Nacional da Tijuca
Acesso: Estrada de Ferro Corcovado - Rua Cosme Velho, 513


veja mais fotos

Guia Completo de Hotéis - Rio de Janeiro:
Pontos Turísticos - Rio de Janeiro:



Rio de Janeiro | RIOTUR | Carnaval | Réveillon | Atrações Turísticas | Hotéis| Agenda de Eventos| Guia Rio
Congressos, Feiras e Exposições | Links | Mapa do Site



Copyright© 2003 RIOTUR - Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro S.A.
Praça Pio X, 119 / 9º e 12º - Centro