INFORMATIVO SOBRE A DENGUE

A Gerência de Saúde do Trabalhador, da Coordenadoria de Valorização do Servidor da SMA, traz para você, servidor, algumas informações importantes sobre a DENGUE – o que saber e o que fazer:

1. O que é Dengue?
A dengue é uma doença febril aguda que ocorre quando o vírus penetra no organismo, pela picada de um mosquito infectado, o Aedes aegypti.

2. Quanto tempo depois de ser picado aparece a doença?
Se o mosquito estiver infectado, a doença aparece 3 a 15 dias depois da picada, média de 5 a 6 dias.

Pode haver casos de infecção inaparente, ou seja, sem sintomas.

3. Quais são os sintomas da Dengue?
Os sintomas mais comuns são: febre alta (39 a 40º C) de início abrupto, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça intensa. Podem também aparecer manchas vermelhas pelo corpo, coceira, vômitos e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas.

4. O que devo fazer se aparecer algum desses sintomas?
Buscar o serviço de saúde mais próximo. Evite auto-medicação! Algumas outras doenças podem parecer com a Dengue. Só o médico poderá diferenciá-las.

5. Como é feito o tratamento da Dengue?
O médico tratará dos sintomas apresentados, como as dores de cabeça e no corpo, com analgésicos e antitérmicos (paracetamol e dipirona). Devem ser evitados os salicilatos, como o AAS e a Aspirina, além dos antinflamatórios, já que seu uso pode favorecer o aparecimento de hemorragias. É importante também que o paciente fique em repouso e beba bastante líquido.

A suspeita de Dengue Hemorrágica se dá na transição entre a fase febril e a fase sem febre, por volta do terceiro dia, quando podem ocorrer sinais de choque, tais como quedas importantes de pressão e fortes dores abdominais. Esses casos devem ficar em observação no hospital, podendo requerer CTI nas situações mais graves.

Importantíssimo hidratar bem todo paciente com Dengue, independente da forma que se manifeste.

6. A pessoa que pegar dengue pode morrer?
Qualquer caso de Dengue é potencialmente sério. A forma clássica é de evolução benigna, sendo a hemorrágica mais grave. Entretanto, pessoas que já tenham problemas de saúde, tais como cardíacos, merecem um cuidado redobrado. Mesmo a forma hemorrágica, tratada a tempo, evolui sem risco de morte.

7. Confirmação da dengue:
Podem ser feitos 3 tipos de exames de sangue: isolamento do vírus, sorologia para medir anticorpos e hemograma. A melhor época para o isolamento do vírus é entre o 3º e 4º dias da doença. Já a medida de anticorpos (defesa do organismo) apenas se dá após o 6º dia da doença. O hemograma não dá diagnóstico preciso, mas contribui para ele, quando associado com o quadro clínico típico.

8. Quais os cuidados para não se pegar Dengue?
Identificar objetos que possam se transformar em criadouros de Aedes, eliminando os possíveis focos, como vasos e pratinhos de plantas, pneus abandonados e vasilhames expostos à chuva, garrafas vazias, caixas d’água destampadas. O mosquito (fêmea) deixa larvas onde haja água limpa parada, inclusive aderidos nas paredes desses objetos.

9. Quantos tipos de vírus da Dengue existem?
São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4, sendo que no Brasil ainda não existe circulação do tipo 4.

10. Depois de termos Dengue, podemos pegar novamente?
Sim, pois a dengue só confere imunidade referente ao tipo de vírus que contaminou a pessoa. Não confere imunidade aos outros três.

11. Existe vacina contra a Dengue?
Ainda não, mas a comunidade científica internacional e brasileira está trabalhando firme neste propósito, com uma estimativa de 5 anos.

12. Em caso de suspeita de foco, o que fazer?
É doença de notificação compulsória ao Serviço de Vigilância Epidemiológica. Ligue Tele-Dengue: 2589-4185 ou para o Tele-Conlurb: 2566-1531.

13. Quais medidas a população pode tomar, para ajudar a combater a Dengue?
procurar nos domicílios e ambiente de trabalho os possíveis criadouros dos mosquitos (citados no item 8) e eliminá-los; permitir a entrada dos Agentes de Controle de Endemias, que colocam larvicidas (aquele pozinho granulado) nos vasos de plantas e ralos das residências; notificar os casos suspeitos ao Serviço de Vigilância Epidemiológica mais próximo, ou utilizar o Tele-Dengue e o Tele-Conlurb.

Fechar